Hoje, é impossível não lembrar de grandes startups que revolucionaram o mercado e o mundo: WhatsApp, Airbnb, Waze e muitos outros. Elas transformaram processos antigos e engessados, criando soluções disruptivas e inovadoras. As startups, sem dúvida, mudaram a forma como as pessoas vivem e se relacionam com o mundo.
Porém, há uma característica principal que define uma startup: inovação. Toda startup vem de uma empresa ou profissional que propõe soluções inovadoras, seja para novos serviços ou reformulação dos antigos.
No entanto, mesmo que uma ideia inovadora tenha surgido, a criação de uma startup envolve diversos outros fatores. Não sabe como fazer isso? Nós te mostramos quais são os primeiros passos para isso:
Ideia inovadora
O empreendedor deve buscar oportunidades em problemas reais e identificar soluções para resolver uma dor da sociedade. Para saber se a ideia é inovadora, é preciso fazer um trabalho de pesquisa e de identificação do tamanho do público potencial. Também é preciso verificar a possibilidade de desenvolvimento e escalabilidade da empresa e, além disso, deve-se verificar se o modelo de negócio é replicável e se corre o risco de ser atacado por outras propostas de negócios.
Desenvolvendo sua ideia em negócio
Se você já tem uma ideia inovadora, então o próximo passo é estruturar e planejar seu modelo de negócio. Para isso, é preciso planejamento estratégico que permita destrinchar a ideia em várias partes para descobrir se ela é ou não viável, e a real aplicação da sua startup no mercado.
Crie um protótipo
Chegou o momento de testar com o público se a sua ideia faz sentido. Por isso, é interessante criar uma uma representação simplificada de um produto ou serviço, com condições mínimas para que seja testado com potenciais clientes.
Valide hipóteses no mercado
Depois de descobrir o seu público potencial e qual a sua real dor, é fundamental entender a capacidade de crescimento do seu negócio. Para isso, você pode fazer pesquisas de mercado e obter feedbacks dos consumidores, validando sua ideia inicial.
Capte recursos
Uma excelente maneira de levantar capital é encontrar um sócio investidor ou investidor anjo que aposte na sua tecnologia em troca de uma participação. Mas, como essa não é uma tarefa fácil, uma alternativa é participar de programas de aceleração ou pré-aceleração que colocam os empreendedores em contato direto com investidores em potencial.
Busque parceiros
Ter uma rede de contatos é fundamental para alavancar uma startup. Por isso, procure uma empresa que auxilie nos processos e que ofereça troca de conhecimentos e experiências com outras empresas especializadas. Busque criar uma rede de networking, além, é claro, de buscar o apoio de mentores.
Gostou das dicas e quer colocar essa ideia na prática? Nós temos uma equipe de especialistas nas áreas de tecnologia e planejamento estratégico para construir seu projeto com sucesso. Entre em contato!