Design UX e UI: saiba como fortalecer sua marca no ambiente digital

  • Os métodos, que trabalham com experiência do usuário e interface, são o ouro da Era Digital
">
Os métodos, que trabalham com experiência do usuário e interface, são o ouro da Era Digital

Os métodos, que trabalham com experiência do usuário e interface, são o ouro da Era Digital
crédito: Foto: Freepik
28
julho

Design UX e UI: saiba como fortalecer sua marca no ambiente digital

por: Ponto BR Web

No mundo digital, o que vale é a experiência do usuário. Por muitos anos, se estudou a montagem de vitrines e neuromarketing para atrair clientes que passavam em frente às lojas. No ambiente virtual o processo é um pouco diferente, mas com o mesmo sentido: atrair mais clientes.   

Diferente do físico, o ambiente virtual se torna mais democrático, já que o ponto de venda, por exemplo, não entra em questão. Mas há outros aspectos que podem impactar melhor um usuário que está visitando o site da sua empresa e transformá-lo em cliente. 

É neste sentido que se encaixa o Design UX e UI. Com os significados de User Experience (UX) e User Interface (UI), as duas áreas, que se complementam, trabalham de determinada forma para oferecer a melhor experiência ao usuário. 

Entenda a diferença entre UX e UI

Como seu próprio nome já expõem, a sigla UX trata-se de como o cliente interage com o seu produto ou serviço a partir dos elementos disponibilizados no seu site. Isso determina sua experiência e se, como marca, isso foi um sucesso ou fracasso. O UX está envolvido em todo o processo de experiência do usuário, em todas as etapas, não somente como ele terá o produto final. Para isso, o design do site precisa ser responsivo, organizado e, claro, intuitivo. 

Já o UI trata-se sobre a área voltada a criar interfaces mais fáceis e amigáveis, levando em conta que interface significa diversas formas, tamanhos e tipos. De forma simples, o UI é a forma como o usuário irá interagir. Viu como um depende do outro? Os elementos principais de uma interface pode ser resumida a partir de quatro pilares: botões, tipografia, ícones e cores. Afinal, quem nunca foi impactado por um belo botão flutuando e chamativo numa tela?

Mas, apesar de trabalharem juntos, é importante ressaltar algumas diferenças entre UX e UI. Diferente do UI, que só existem com uma interface visual, o UX também traz uma sensação do usuário que não tem, necessariamente, relação com a tela. De maneira simples, o UI vai para o lado racional e UX lida com o emocional. Os dois, no entanto, se trabalhados juntos e com inteligência estratégica, podem criar valor, engajamento e fortalecimento à marca, sendo um dos tesouros da Era Digital. 

Quer começar a experimentar os métodos hoje mesmo na sua empresa? Entre em contato com o Ponto BR Web e consulte as melhores ferramentas para sua marca crescer. 

 

Leia também: 

Saiba porque é tão importante ter um site profissional para o crescimento do seu negócio

Comentários

    Deixe seu comentário

    Seu e-mail não será publicado!

     

     

     

    Quer receber notícias e novidades?

    shape