Foi-se o tempo em que o marketing e a TI eram dois departamentos distantes um do outro. Hoje, é pouco provável que uma estratégia de marketing seja gerada sem que o time de TI seja acionado. Isso ocorre porque a tecnologia mudou completamente a maneira de fazer marketing.
Alguns exemplos disso são a análise de dados e ferramentas para elevar a performance da marca, atrair e se relacionar com clientes, potencializar vendas, aumentar a lucratividade e muitas outras estratégias.
Vamos pensar no seguinte, o marketing é o setor encarregado por gerar interações entre a marca e o público. E, para isso, tem cada vez mais utilizado ferramentas tecnológicas, ainda mais digitais. A TI, por mais que não se envolva no processo de estratégia de vendas, é quem cria ferramentas para que isso aconteça. Por isso, há uma interdependência entre ambos.
Empresas que desejam se destacar e crescer no mercado digital não possuem muitas escolhas, a tecnologia precisa estar à disposição. É preciso usufruir. Um exemplo de onde essa relação é utilizada é na experiência do consumidor. E para isso, é preciso analisar este consumidor. Nisso, entram as ferramentas tecnológicas, como o tradicional CRM até soluções de Analytics.
Outro exemplo que faz toda a diferença é a mensuração dos resultados. Diferente das campanhas de marketing offline, no mundo digital é possível saber exatamente quais resultados cada ação está trazendo, possibilitando até uma mudança de estratégia caso não esteja dando certo.
Parece incrível, né? Mas nem tudo são flores. A tecnologia, apesar de ser uma dádiva, também traz muita complexidade para empresas que estão começando a investir na área. Por isso, é importante trabalhar com empresas que tenham domínio e credibilidade no trabalho.
A ponto BR Web é uma empresa de soluções em tecnologia que ajuda sua empresa a crescer de maneira inteligente e inovadora. Entre seus serviços, estão soluções que conversam com estratégias de marketing digital. Conheça os serviços e entre em contato conosco.
Leia também: