O assunto aqui é vendas, incluindo suas estratégias e ferramentas para que isso ocorra. Se você navega pelo ambiente digital já percebeu a mudança no modelo de consumo que o e-commerce trouxe à sociedade. O marketing digital é o grande futuro e isso já se tornou indiscutível com os avanços tecnológicos dos últimos tempos.
Com isso, não é possível deixar de lado o SEO (Search Engine Optimization). Se traduzindo ao pé de letra, significa “motor de otimização de busca”. Ele consiste em estratégias que otimizam páginas da internet (sites, blogs, lojas virtuais), para que tenham uma posição boa nos resultados de busca em plataformas de pesquisa.
Resumindo, o SEO é capaz de colocar sua página de venda no topo das pesquisas feitas no Google, Bing, Yahoo! e outros. Mas, você deve estar se perguntando, por que eu preciso estar bem posicionado nesses sites de pesquisa?
Na internet, e em diversas outras situações, quem não é visto não é lembrado. Se por acaso você depende do meio digital para concretizar suas vendas, é muito importante que seja visto. Afinal, numa imensidão que é a internet, como seus clientes vão encontrar sua loja se não por esses canais?
Por exemplo, quando você vai buscar um serviço nos canais de pesquisa na internet, em até quantos links você entra? Claro, os primeiros são sempre os mais acessados e, por consequência, os mais bem sucedidos em vendas.
Como funciona o SEO para vendas?
Agora que você mergulhou e entendeu a importância do SEO para suas vendas online, deve estar se perguntando: e agora? Primeiramente, é importante destacar que apenas profissionais treinados conseguem obter um bom resultado. Isso porque SEO é um conjunto de estratégias, sejam orgânicas ou pagas.
Para isso, é interessante explicar sobre os motores de busca e seu funcionamento. Os motores de buscas, aqueles que já falamos, como Google, Bing, Yahoo! e outros, são sistemas que rastreiam os conteúdos que estão na internet. Não é segredo que entre todos esses motores, o mais relevante é o Google e, por isso, as otimizações dos sites, em sua grande maioria, são realizadas de modo que atenda às exigências dessa plataforma. Aliás, segundo a Statista, 94,92% das pesquisas feitas no Brasil são realizadas no Google.
Um profissional irá seguir os critérios de busca para que o ranqueamento do seu site seja alcançado, através de palavras-chaves que facilite a leitura do robô e até tempo de carregamento de página. Por fim, quando um usuário faz uma pesquisa, o Google busca na sua biblioteca as páginas que melhor vão responder o seu questionamento e, se tudo estiver nos padrões, o ranqueamento é alcançado.
Como aplicar isso no seu site?
Mas, para que tudo isso seja alcançado, é necessário um ponto muito importante, um sistema que suporte todas essas alterações no site. É preciso, portanto, no momento de desenvolvimento do site, que todas essas ferramentas sejam aplicadas para que as estratégias de SEO sejam construídas e resultem em vendas.
Se interessou pelo assunto? Não deixe de entrar em contato com a Ponto Br Web, nós podemos ajudar sua empresa a alcançar melhores resultados de vendas.
Leia também:
Entenda como um bom serviço de TI melhora o e-commerce de uma empresa